UOL Notícias Notícias
 
03/08/2010 - 02h15

Força aérea chinesa inicia série de 5 dias de exercícios

Pequim, 3 ago (EFE).- Um total de 12 mil soldados e oficiais pertencentes à força de defesa aérea da China participam desde esta terça-feira, durante cinco dias, de exercícios militares em duas províncias do país, informou um comando do Exército de Libertação Popular (ELP).

O militar, citado pela agência oficial de notícias chinesa "Xinhua", explicou que o exercício será realizado nas províncias de Henan e Shandong, situadas respectivamente no centro e leste do país.

"Um número não especificado de aviões de reconhecimento e de aeronaves e helicópteros de combate participarão do exercício", acrescentou a fonte.

A aviação militar chinesa sofreu, como o resto do Exército do país, um processo de redução de seu tamanho em troca de uma progressiva modernização, iniciada em 1980, quando a China desenvolveu seu primeiro caça supersônico.

O ELP conta com cerca de dois milhões de homens, o maior efetivo do mundo, e a força aérea possui mais de 400 mil militares e 2.024 aparelhos, o que faz dela a maior potência da Ásia e a terceira do mundo, superada apenas por Estados Unidos e Rússia.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h58

    -0,53
    3,128
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,28
    75.389,75
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host