UOL Notícias Notícias
 
03/08/2010 - 17h49

Guarda Costeira americana repatria mais de 300 haitianos

Miami, 3 ago (EFE).- A Guarda Costeira dos Estados Unidos informou hoje que repatriou 323 haitianos que foram interceptados quando se transferiam em duas embarcações sobrecarregadas nas proximidades das Bahamas.

Uma embarcação de 12 metros de comprimento com 164 imigrantes haitianos foi detectada na sexta-feira passada a cerca de 19 quilômetros ao sul de Great Inagua, nas Bahamas, e todos os haitianos foram levados a um barco da Guarda Costeira sem incidentes.

Dois dias depois, foi localizada outra embarcação sobrecarregada com 159 haitianos a 53 quilômetros ao leste de Great Inagua, segundo um comunicado da agência governamental.

Os imigrantes receberam água, comida e cuidados médicos básicos nos navios, antes de serem repatriados a Cap-Haïtien, no Haiti.

"Continuamos destinando navios e aviões à costa do Haiti para detectar a imigração ilegal, interceptar e resgatar a aqueles que tentam migrar nessas embarcações inseguras em viagens perigosas", disse o chefe de segurança do distrito sete da Guarda Costeira, Steven Banks.

O convênio migratório entre EUA e Haiti, assinado em 1981, estabelece que todo imigrante haitiano interceptado pelas autoridades americanas deve ser repatriado.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,21
    3,129
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h35

    0,04
    76.004,15
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host