UOL Notícias Notícias
 
03/08/2010 - 08h58

Talibãs atacam base da Isaf no sul do Afeganistão

Cabul, 3 ago (EFE).- Os talibãs atacaram hoje novamente a base aérea de Kandahar, a principal da Força Internacional de Assistência para Segurança (Isaf) no sul do Afeganistão, informou à Agência Efe um porta-voz da entidade, segundo quem, no entanto, o ataque acabou "frustrado".

O porta-voz do governador de Kandahar, Zalmay Ayubi, assegurou à agência afegã "AIP" que os insurgentes lançaram dois foguetes contra o aeroporto da base, que feriram um soldado da Isaf - força pertencente à Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).

No confronto após este ataque, cinco talibãs foram mortos pelas forças da Isaf, acrescentou a fonte.

Consultada pela Efe, Katie Kendrick, porta-voz da força da Otan, disse que um homem-bomba tentou entrar na base militar e detonou seus explosivos na cerca de entrada.

Kendrick indicou que o insurgente morreu na explosão e disse desconhecer se houve outras vítimas.

"Foi um ataque frustrado e desorganizado", afirmou a porta-voz.

Ela acrescentou que, após a explosão, houve um tiroteio do lado de fora da base, mas não soube dizer quantos agressores havia.

Já a versão talibã difere das informadas pela Isaf e pelo Governo provincial. Segundo um porta-voz insurgente, Mohammad Yousuf Ahmadi, sete rebeldes atacaram a base e conseguiram entrar nela com um trator, informou a "AIP".

De acordo com Ahmadi, 11 soldados estrangeiros e um talibã morreram no enfrentamento.

Os talibãs intensificaram nos últimos meses seus ataques contra comboios e bases das forças internacionais e do Exército afegão.

A maioria das vítimas da Otan é do sudeste afegão, onde predomina a etnia pashtun, a mesma dos talibãs, que mantêm forte presença na região.

Também na província de Kandahar, um helicóptero da Isaf teve que fazer hoje uma aterrissagem de emergência por causas que estão sendo investigadas, segundo a força da Otan, que acrescentou que não se registraram baixas.

Ahmadi, por sua vez, disse à "AIP" que o helicóptero foi atacado por fogo talibã no distrito de Zahri, em Kandahar. Segundo ele, sete dos que estavam na aeronave morreram.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,48
    3,144
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -0,53
    75.604,34
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host