UOL Notícias Notícias
 
04/08/2010 - 20h31

Amorim discute situação de Honduras com chanceler mexicana

Brasília, 4 ago (EFE).- O ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, recebeu hoje sua colega mexicana, Patricia Espinosa, para discutir a situação em Honduras e outros assuntos da agenda regional.

A reunião foi a portas fechadas e nem Amorim, nem Espinosa, fizeram declarações públicas, mas fontes oficiais relataram a jornalistas que um dos temas do encontro foi a situação em Honduras, assunto no qual México e Brasil ainda mantêm diferenças.

O Brasil ainda não reconheceu o Governo do presidente hondurenho, Porfirio Lobo, que assumiu o poder em janeiro após ter vencido as eleições de novembro, depois da derrubada de Manuel Zelaya em junho.

O México, por outro lado, restabeleceu as relações com Honduras no sábado passado e seu embaixador em Tegucigalpa, Ricardo Tarciso Navarrete, retomou suas funções nesta terça-feira.

Segundo o Ministério das Relações Exteriores, Amorim e Espinosa também falaram sobre o processo de formação da Comunidade de Estados da América Latina e do Caribe (CELAC) e outros assuntos bilaterais, com ênfase no intercâmbio comercial, que nos primeiros seis meses deste ano cresceu 43% em relação ao mesmo período de 2009.

De acordo com dados do Governo brasileiro, as exportações do Brasil para o México somaram US$ 1,7 bilhão no primeiro semestre de 2010.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host