UOL Notícias Notícias
 
04/08/2010 - 02h45

Ataque israelense mata 1 guerrilheiro palestino e deixa 2 feridos

Gaza, 4 ago (EFE).- Um miliciano palestino morreu e outros dois ficaram feridos durante a madrugada de quarta-feira em um ataque com carros de combate israelenses a uma zona do leste da cidade de Khan Yunes, ao sul de Gaza, disseram fontes hospitalares e de segurança da faixa.

As fontes informaram que os tanques efetuaram dois disparos contra um grupo de milicianos que estava na aldeia de Abasan, ao leste de Gaza capital, no momento em que tentavam disparar um foguete artesanal contra o território de Israel.

Os integrantes do grupo foram identificados pelas fontes como milicianos da Homat Al-Aqsa, uma facção armada vinculada ao movimento nacionalista palestino Fatah.

Médicos do Hospital Europeu do leste da Cidade de Gaza identificaram o falecido como Sharif Bedeir, e indicaram que dos dois feridos levados ao centro médico, um se encontra em estado grave.

Um porta-voz do Exército israelense disse à agência Efe que forças de seu país viram alguns indivíduos "suspeitos" que se encontravam nas imediações da cerca de segurança que separa o território de Gaza de Israel e dispararam contra eles.

Lembrou que a zona fronteiriça é um território desde o qual as milícias palestinas costumam atacar solo israelense ou colocar artefatos explosivos durante a passagem das forças do Estado judeu.

No último fim de semana, a aviação militar israelense atacou vários alvos na faixa, supostamente pertencentes ao movimento islamita Hamas - que controla de facto o território -, onde morreu um miliciano palestino e pelo menos uma dezena ficaram feridos.

Essa foi a resposta de Israel aos recentes disparos de foguetes contra seu território, um dos quais, do tipo Grad de 122 milímetros, atingiu na sexta-feira a cidade israelense de Ashkelon, situada a dez quilômetros ao norte da faixa, sem deixar feridos.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,56
    3,261
    Outras moedas
  • Bovespa

    18h21

    1,28
    73.437,28
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host