UOL Notícias Notícias
 
04/08/2010 - 09h15

Governo libanês confia em superar incidente com Israel em reunião com Finul

Beirute, 4 ago (EFE).- O Governo libanês confia em que a reunião que será realizada nas próximas horas entre a Força Interina da ONU para o Líbano (Finul) e os Exércitos de seu país e de Israel permita superar a crise gerada pelo conflito armado de ontem, que causou quatro mortos e vários feridos.

"Nesta tarde serão reunidas para fechar o incidente e lançar as bases de um mecanismo de cooperação", afirmou em entrevista coletiva o ministro da Informação e porta-voz do Governo, Tarek Mitri.

A reunião entre os "capacetes azuis" da ONU e representantes dos Exércitos dos dois países ocorrerá a partir das 19h no horário local (13h de Brasília) em Nakura, sede da Finul.

O enfrentamento de ontem explodiu depois que soldados israelenses começassem a cortar árvores em um ponto da linha fronteiriça próximo ao povoado libanês de Adeisseh.

Na entrevista coletiva, o ministro libanês atribuiu o incidente ao "nervosismo e medo" de ambos os lados.

Confirmou que no dia anterior ao choque armado a Finul, Israel e o Líbano conversaram sobre o que os israelenses queriam realizar com as árvores, mas acrescentou que os israelenses rejeitaram uma demanda libanesa de adiar a poda.

"Só esperaram duas ou três horas e começaram a realizá-lo", acrescentou.

Essa decisão foi "uma provocação". "Como de costume, Israel não respeita a soberania libanesa, nem os militares nem os civis", acrescentou Mitri.

Explicou que a área onde ocorreu o incidente é "muito sensível" e que qualquer atividade que se realize ali precisa de coordenação da Finul, que deverá estar presente.

O alto funcionário acrescentou que o Líbano quer que qualquer atividade realizada por Israel na fronteira ocorra na presença da Finul, que faz "um trabalho muito bom".

O porta-voz disse que na primeira hora de hoje houve uma reunião de coordenação entre o Exército libanês e a Finul, por isso que os israelenses puderam terminar seu trabalho, a poda das árvores e o recolhimento dos restos.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,45
    3,141
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -0,39
    64.684,18
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host