UOL Notícias Notícias
 
04/08/2010 - 05h07

Israel volta a podar árvores em local de confronto com libaneses

Adeisseh (Líbano), 4 ago (EFE).- Tropas israelenses na fronteira com o Líbano retomaram nesta quarta-feira os trabalhos para podar as árvores no local onde terça-feira houve enfrentamentos armados que causaram quatro mortes.

Segundo a agência Efe pôde confirmar, os soldados já cortaram uma das árvores, e estavam trabalhando com outras na mesma região. A poda das árvores suscitou na terça-feira um conflito armado depois que o Exército do Líbano considerou que se tratava de uma violação à soberania de seu país.

Os trabalhos são feitos com auxílio de um guindaste que está situado no lado israelense da chamada "linha azul", fixada pela ONU para marcar a retirada israelense do sul do Líbano em 2000, embora o operário esteja inclinado para o outro lado da cerca, no lado libanês.

Por sua parte, fontes militares consultadas pela Efe em Beirute disseram que o Exército israelense tem intenção de instalar câmeras no lugar.

A troca de tiros com armas leves e fogo de artilharia entre os dois exércitos na zona fronteiriça próxima à localidade libanesa de Adeisseh causou as mortes de um tenente-coronel israelense, dois soldados e um jornalista libanês, além de deixar vários feridos.

O Exército do Líbano anunciou nesta terça-feira em comunicado que responderá a qualquer agressão israelense, enquanto o ministro da Defesa, Elikas Murr, afirmou que o Exército cumpriu seu dever em Adeisseh ao enfrentar as tropas israelenses na terça.

Nurr também acusou Israel de violar a resolução 1701 do Conselho de Segurança da ONU, que pôs um fim ao conflito armado entre Israel e o movimento xiita libanês Hisbolá, em 2006.

Enquanto isso, o Hisbolá anunciou que tinha anulado, sem dar razões, uma reunião de seu bloco parlamentar programada para esta quarta.

O líder do grupo, Hassan Nasrallah, afirmou na terça-feira à noite que a milícia do Hisbolá declarou estado de "alerta máximo" pelos incidentes na fronteira com Israel, e se pôs à disposição do Exército libanês caso seja requerida assistência.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,45
    3,141
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -0,39
    64.684,18
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host