UOL Notícias Notícias
 
04/08/2010 - 12h23

Medvedev propõe a Obama relações ambiciosas

Moscou, 4 ago (EFE).- O presidente da Rússia, Dmitri Medvedev, propôs hoje ao seu homólogo dos Estados Unidos, Barack Obama, articular relações profundas e ambiciosas entre os dois países em mensagem de felicitação pelo 49º aniversário do americano.

"O principal é desenvolver ponto por ponto os acordos obtidos e aprofundar as relações bilaterais com projetos concretos", assinala a carta de Medvedev divulgada pelo Kremlin em comunicado.

Medvedev destacou a importância de lançar projetos conjuntos "na esfera da inovação, energia e novas tecnologias, e traçar linhas novas e ambiciosas".

"Estou sinceramente decidido a manter uma relação profunda e uma estreita cooperação pelo bem dos dois países e em prol da estabilidade e segurança internacional", apontou.

O chefe do Kremlin, de 44 anos, qualificou de "construtiva" a primeira visita que fez aos Estados Unidos em junho passado, que "evidenciou o desejo de reforçar os contatos políticos, econômicos e culturais".

A ascensão dos dois governantes ao poder permitiu o reinício das relações bilaterais, que nos últimos tempos de mandato dos ex-líderes George W. Bush e Vladimir Putin (hoje primeiro-ministro) estiveram em seu ponto mais deteriorado desde a Guerra Fria.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,63
    3,167
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    0,87
    65.667,62
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host