UOL Notícias Notícias
 
04/08/2010 - 01h47

Nova Zelândia sofre primeira baixa em combate no Afeganistão

Sydney (Austrália), 4 ago (EFE).- A Nova Zelândia sofreu sua primeira baixa em combate no Afeganistão, com a morte de um militar em um ataque enquanto patrulhava pela zona central do país, informaram fontes militares nesta quarta-feira.

Na emboscada, que aconteceu na terça-feira, também ficaram feridos outros dois militares neozelandeses e um intérprete afegão, que estão fora de perigo.

Os três veículos do contingente neozelandês foram atacados com um explosivo caseiro, granadas e armas de fogo na província de Bamiyan, famosa porque por ter sido onde o regime talibã dinamitou duas estátuas gigantescas de Buda.

O militar falecido, tenente do Regimento de Infantaria Tim O'Donnell, de 28 anos, é o primeiro neozelandês morto em combate desde o conflito do Timor Leste em 2000.

Segundo o Ministério da Defesa, O'Donnel, que fazia parte da equipe de reconstrução neozelandesa em Bamiyan, foi condecorado por sua coragem durante as operações de pacificação da ONU no Timor.

O primeiro-ministro da Nova Zelândia, John Key, que se encontra em um fórum do Pacífico na ilha de Vanuatu, assegurou que a emboscada não provocará a saída das tropas zelandesas do Afeganistão.

"É a primeira perda em combate da Nova Zelândia no Afeganistão, o que põe em evidência o perigo que enfrentam nossas forças em seu trabalho incansável para devolver a estabilidade à província", afirmou Key em comunicado.

A Nova Zelândia, que enviou suas primeiras tropas ao Afeganistão no início da ocupação pela Otan em 2003, conta atualmente com 140 soldados dedicados a tarefas de reconstrução, assim como 70 homens da unidade de elite da Aeronáutica em missão de combate.

Os dois grupos voltarão para casa em setembro, após terem permanecido 18 meses no país.

Em maio, o primeiro-ministro neozelandês manifestou que manterá durante mais um ano suas tropas no Afeganistão, e depois substituirá os soldados por civis encarregados de tarefas de reconstrução e desenvolvimento.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,45
    3,141
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -0,39
    64.684,18
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host