UOL Notícias Notícias
 
05/08/2010 - 11h42

Autoridade iraniana ressalta em Beirute apoio ao Líbano frente Israel

Beirute, 5 ago (EFE).- O ex-ministro de Exteriores iraniano Ali Akbar Velayati, conselheiro para Assuntos Internacionais do líder supremo do Irã, Ali Khamenei, expressou hoje em Beirute o apoio de seu país ao Líbano frente às agressões israelenses.

Velayati, que se reuniu hoje com o presidente do Líbano, Michel Suleiman, manifestou o apoio da República Islâmica, do presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, e de Khamenei ao Líbano frente às agressões israelenses, segundo um comunicado do escritório do chefe de Estado do país árabe.

Na terça-feira, um choque armado entre os Exércitos do Líbano e Israel na fronteira entre os dois países deixou causou cinco mortos - um israelense e quatro libaneses - e 15 feridos.

O incidente começou porque os soldados israelenses começaram a podar árvores em seu lado da "linha azul", uma área que, no entanto, o Líbano considera parte de seu território.

A "linha azul" é a demarcação feita pela ONU na fronteira comum após a retirada israelense do sul do Líbano no ano 2000, após 22 anos de ocupação.

Durante a reunião de hoje, Suleiman e Velayati analisaram a cúpula tripartida realizada na sexta-feira passada.

Suleiman agradeceu ao interlocutor pelo apoio ao Irã e a ajuda proporcionada depois da guerra de 2006 entre Israel e o Hisbolá, e expressou a esperança de fortalecer mais as relações bilaterais.

Ambos examinaram também a futura visita de Ahmadinejad ao Líbano que, embora ainda não tenha data definida, espera-se que seja em breve.

O grupo xiita libanês Hisbolá informou hoje em comunicado que Velayati se reuniu ontem à noite com o chefe desta organização, xeque Hassan Nasrallah, com quem examinou a evolução da situação no Líbano, os territórios ocupados e no Oriente Médio, em geral.

Nasrallah, considerado por Israel como um de seus principais inimigos e líder de um grupo terrorista, nunca informa sobre seus movimentos, tampouco sua localização pelo temor de se transformar em um alvo de ataque israelense.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -1,03
    3,146
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,09
    68.714,66
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host