UOL Notícias Notícias
 
05/08/2010 - 19h28

Cuba diz que inclusão em lista negra dos EUA é injusta e mentirosa

Brasília, 4 ago (EFE).- O chanceler cubano, Bruno Rodríguez, afirmou hoje que a inclusão de seu país na lista de incentivadores do terrorismo publicada pelos Estados Unidos é um "ato injusto, mentiroso e hipócrita" por parte de uma nação que "ampara terroristas".

Em visita oficial a Brasília, Rodríguez disse a jornalistas que a lista do Departamento de Estado americano sintetiza um dos "aspectos mais irracionais das políticas dos Estados Unidos", país que acusou de proteger "terroristas" como Orlando Bosch e Luis Posada Carriles, acusados da explosão de um avião cubano em pleno voo em 1976.

"O único avião de passageiros destruído em pleno voo como resultado de um ato terrorista era cubano" e "os autores (do atentado) passeiam alegremente em Miami", disse o ministro.

Rodríguez lembrou que, horas antes de os EUA publicarem hoje sua lista negra, tinha expressado a jornalistas a vontade do Governo cubano de travar um diálogo com Washington.

"Três horas depois, se produz este anúncio", reclamou o chanceler, que chamou o relatório de "hipócrita e politicamente motivado".

O documento americano sustenta que, "embora Cuba já não apoie a luta armada na América Latina e em outras partes do mundo, continua sendo um refúgio seguro e fornece apoio ideológico" ao Exército de Libertação Nacional (ELN), às Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) e à organização terrorista espanhola ETA.

Ao comentar este trecho do relatório, Rodríguez afirmou que os EUA "mentem descaradamente" e apontou que "o Governo dos EUA tem toda a informação que confirma que esse relatório é uma mentira deliberada, motivada por razões políticas".

O relatório do Departamento de Estado, correspondente ao ano de 2009, será posteriormente enviado ao Congresso americano para que avalie quais medidas serão tomadas contra os países tidos pelos EUA como apoiadores do terrorismo - Cuba, Irã, Sudão e Síria.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,97
    3,127
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    0,99
    64.389,02
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host