UOL Notícias Notícias
 
05/08/2010 - 15h14

EUA apresentam acusações contra 14 americanos por vínculos com terrorismo

Washington, 5 ago (EFE).- O procurador-geral dos Estados Unidos, Eric Holder, anunciou hoje a apresentação de acusações contra 14 americanos de ajudar o Al-Shabaab, um grupo da Somália que o Governo de Washington qualifica como terrorista.

Durante uma entrevista coletiva, Holder disse que as autoridades americanas acreditam que dez dos 14 acusados, dos estados americanos de Minnesota, Califórnia e Alabama, estejam fora dos EUA. Dois deles já foram detidos.

As acusações divulgadas hoje "dão mais luz a um perigoso duto que canalizou financiamento e combatentes à organização terrorista Al-Shabaab de cidades dos EUA", disse Holder.

O procurador-geral acrescentou que, apesar de as investigações ainda estarem em andamento, as acusações e detenções devem servir como uma "advertência inequívoca" a quem pensa em unir-se a grupos terroristas como o Al-Shabaab.

Segundo Holder, as acusações refletem uma tendência que preocupa da mesma maneira os líderes das comunidades muçulmanas nos EUA, que buscam uma maior aproximação com as autoridades policiais para responderem a esse desafio de segurança.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host