UOL Notícias Notícias
 
05/08/2010 - 01h37

Ex-premiê lança candidatura à Presidência do Haiti

Porto Príncipe, 4 ago (EFE).- O ex-primeiro-ministro haitiano Jacques-Edouard Alexis foi escolhido candidato à Presidência pelo partido oficial Inite (Unidade), do atual líder do país, René Préval, para as eleições de 28 de novembro, informou hoje a direção da legenda.

A designação gerou protestos de diferentes setores políticos contra o Conselho Eleitoral Provisório (CEP), por permitir que Alexis formalize sua candidatura apesar de não contar com um certificado de desencargo emitido pela Câmara dos Deputados.

Alexis foi cassado pelo Senado durante os incidentes gerados no país em abril de 2008 pela crise alimentícia, quando aconteceram violentos protestos que causaram a morte de seis pessoas.

Segundo os manifestantes, o CEP transgride o artigo 233 da Constituição haitiana, que exige o certificado de desencargo aos antigos ou atuais responsáveis pelas finanças públicas que desejem apresentar candidatura à Presidência.

Alexis não pode apresentar o certificado porque estão inativas as câmaras legislativas, únicos órgãos com competência para emitir os documentos.

Mas o CEP anunciou hoje em comunicado que as candidaturas dos interessados serão registradas somente com a apresentação de um relatório propício do Tribunal Superior de Contas sobre sua gestão financeira.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -1,03
    3,146
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,09
    68.714,66
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host