UOL Notícias Notícias
 
05/08/2010 - 14h05

Fidel repassa infância e juventude em capítulo de seu livro mais recente

Havana, 5 ago (EFE).- O líder cubano Fidel Castro repassa vários momentos de sua infância e juventude em um capítulo autobiográfico do livro "Por Todos los Caminos de la Sierra: la Victoria Estratégica", antecipado hoje pelo site oficial "Cubadebate".

Castro, que completará 84 anos no dia 13 de agosto, escreveu a introdução do livro como um ensaio autobiográfico, que justifica dizendo que se viu "obrigado" a falar sobre a primeira etapa de sua vida "sem a qual não entenderia seu sentido".

"Não esperava que fossem publicadas um dia as respostas a incontáveis perguntas que me fizeram sobre a infância, a adolescência e a juventude, períodos que me transformaram em revolucionário e combatente armado", explica o líder cubano.

"Por Todos los Caminos de la Sierra: la Victoria Estratégica" narra os combates das forças rebeldes lideradas por Castro na serra Maestra contra o Exército de Fulgencio Batista em 1958.

O livro de 896 páginas, que ainda não foi colocado à venda, foi editado em poucas semanas e apresentado na segunda-feira passada em um ato transmitido pela televisão estatal.

Além da pequena autobiografia e seus 25 capítulos, o livro contém fotos, mapas e esquemas gráficos.

O líder cubano anunciou que está preparando uma segunda parte, com passagens da ofensiva estratégica final do Exército rebelde que fez a revolução que o levou ao poder no dia 1º de janeiro de 1959.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    13h39

    -0,49
    3,134
    Outras moedas
  • Bovespa

    13h45

    -0,22
    65.035,84
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host