UOL Notícias Notícias
 
05/08/2010 - 15h29

Israel devolve à Turquia navios de frota humanitária

Jerusalém, 5 ago (EFE).- O Governo de Israel devolveu hoje à Turquia os três navios de bandeira turca que fizeram parte da frota atacada pelo Exército israelense em maio quando levava ajuda humanitária para a Faixa de Gaza.

"Os três navios abandonaram Israel e já estão rumo ao seu destino", disse uma porta-voz do Ministério da Defesa de Israel.

Três rebocadores turcos foram até Israel para receber as embarcações e os objetos pessoais que havia a bordo quando os navios foram atacados em águas internacionais pelo Exército israelense.

A abordagem matou dez ativistas turcos e provocou duras críticas da comunidade internacional ao Estado judeu, que pouco depois anunciou que diminuiria o bloqueio à Faixa de Gaza e permitiria a entrada por terra de bens de consumo.

Um dos navios devolvidos é o "Mavi Marmara", o principal da frota humanitária e onde ocorreram todas as mortes, segundo a porta-voz.

"O Ministério de Assuntos Exteriores enviou uma mensagem às autoridades turcas na qual expressa a expectativa de Israel que a Turquia impeça outros navios turcos de violar o bloqueio naval à Faixa de Gaza", diz uma nota do Ministério da Defesa israelense.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h58

    -0,53
    3,128
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,28
    75.389,75
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host