UOL Notícias Notícias
 
05/08/2010 - 04h00

Israel devolverá hoje a Turquia navios de frota humanitária

Jerusalém, 5 ago (EFE).- Israel devolverá hoje à Turquia os três navios com bandeira do país que fizeram parte da frota humanitária atacada em janeiro, informaram hoje fontes oficiais.

"O Ministério da Defesa entregará hoje a representantes turcos os navios turcos que violaram o bloqueio naval ao regime do Hamas na Faixa de Gaza e que se encontram ancorados em Israel", informou o Governo israelense em comunicado.

Três navios de reboque turcos chegarão hoje a Israel para receber as embarcações atacadas pelo Exército israelense no dia 31 de janeiro.

"O Ministério de Exteriores enviou uma mensagem às autoridades turcas na qual expressa a expectativa de Israel de que a Turquia impeça que outros navios turcos violem o bloqueio naval à Faixa de Gaza", acrescenta a nota.

A abordagem, que aconteceu em águas internacionais, causou a morte a dez ativistas turcos (um deles com dupla nacionalidade americana) e provocou duras críticas da comunidade internacional ao Estado judeu, que pouco depois anunciou que aliviaria o bloqueio a Gaza e permitiria a entrada por terra de bens de consumo.

Após três anos de severo bloqueio por mar, ar e terra, Israel permite desde junho a entrada por terra de todo tipo de produtos, com exceção de armas e aqueles materiais que considera que possam ser empregados com fins militares, como, por exemplo, cimento.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -1,03
    3,146
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,09
    68.714,66
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host