UOL Notícias Notícias
 
05/08/2010 - 21h16

Obama elogia confirmação de Kagan para Suprema Corte

Washington, 5 ago (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse hoje que está "muito satisfeito" com a confirmação no Senado de Elena Kagan como a 112ª juíza da Suprema Corte americana, o que, para ele, demonstra as qualidades da nova magistrada.

Com 63 votos a favor e 37 contra, o Senado aprovou Kagan para o cargo vitalício, transformando-a na quarta mulher na história a ocupar o posto da maior instância da Justiça local.

"A escolha de hoje não foi apenas uma afirmação do intelecto e das conquistas de Kagan. Também foi uma afirmação de seu caráter e temperamento, sua mentalidade aberta e sua imparcialidade", disse Obama.

"Acredito que Elena Kagan será uma juíza sobressalente na Corte Suprema. E também estou orgulhoso por estarmos fazendo história com essa nomeação. Quando Elena assumir o cargo no palanque, pela primeira vez na história, haverá três mulheres (na Suprema Corte)", acrescentou o presidente dos EUA.

Em outubro, quando iniciar suas sessões na máxima corte americana, Kagan, de 50 anos, se somará às juízas Ruth Bader Ginsburg e Sonia Sotomayor, a primeira latina magistrada, também nomeada por Obama para a Suprema Corte e confirmada em agosto do ano passado.

Sandra Day O'Connor rompeu a barreira do gênero em 1981, quando foi confirmada como a primeira mulher na história da principal instância da Justiça americana, onde permaneceu até janeiro de 2006.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,45
    3,141
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -0,39
    64.684,18
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host