UOL Notícias Notícias
 
05/08/2010 - 22h18

Parlamentar acusa Uribe de atacar Venezuela para esconder "genocídio"

Caracas, 5 ago (EFE).- A presidente da Assembleia Nacional da Venezuela, Cilia Flores, acusou hoje o Governo do presidente colombiano, Álvaro Uribe, de atacar seu país como "estratégia para tentar esconder o genocídio de La Macarena".

No dia 22 de julho, moradores da cidade de La Macarena (sul da Colômbia) denunciaram a existência de uma vala comum com restos de centenas de pessoas perto de um batalhão do Exército.

Segundo a Chancelaria colombiana, as investigações da Promotoria não apontam sinais da existência dessa vala comum.

No mesmo dia, a Colômbia denunciou na Organização dos Estados Americanos (OEA) a suposta presença de guerrilheiros colombianos na Venezuela, o que levou Caracas a anunciar o rompimento das relações diplomáticas com Bogotá.

O chanceler colombiano, Jaime Bermúdez, afirmou hoje que seu país tem mais provas que não divulgou da suposta presença de guerrilheiros na Venezuela.

Aliada ao presidente venezuelano, Hugo Chávez, Flores disse que Bermúdez tenta "esconder o genocídio cometido pelo atual Governo desse país".

No próximo sábado, Uribe entrega a Presidência para seu sucessor, Juan Manuel Santos.

"O Governo Uribe se vai fracassado por não conseguir a paz da Colômbia" e "agravou mais a situação" com os países vizinhos, afirmou Flores.

O congressista colombiano Ivan Cepeda, um dos principais ativistas do Movimento de Vítimas de Crimes de Estado (Movice), disse no dia 22 de julho que, além da denúncia dos moradores de La Macarena, havia um relatório da Procuradoria sobre "a existência desse cemitério".

Nesse relatório, assegurou Cepeda, se fala de "duas mil pessoas que estariam supostamente enterradas", mas há outras versões que "falam de 400 pessoas".

La Macarena foi um dos cinco municípios que o ex-presidente colombiano Andrés Pastrana desmilitarizou entre 1999 e 2002 no sul da Colômbia para realizar negociações de paz com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) que fracassaram.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,31
    3,266
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,60
    62.662,48
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host