UOL Notícias Notícias
 
05/08/2010 - 23h17

Senado dos EUA aprova nomeação de novo Diretor de Inteligência

Washington, 5 ago (EFE).- O Senado dos Estados Unidos aprovou esta noite a confirmação de James Clapper, um militar dedicado a assuntos de Inteligência durante toda sua vida, como novo Diretor Nacional de Inteligência (DNI).

A confirmação aconteceu em procedimento simplificado, denominado "consentimento unânime", depois que vários republicanos, entre eles Kit Bond, do Missouri, retiraram seus ressalvas sobre o caso após reconhecerem que, como diziam os democratas, elas não tinham relação com Clapper, mas sim com outros assuntos políticos, como a prisão de Guantánamo.

Os republicanos receberam um relatório sobre os perigos que representam os presos ainda reclusos em Guantánamo, que tinham solicitado há mais de um ano, e puseram fim a seu bloqueio à votação de Clapper.

A nomeação tinha já tinha sido aprovada pela Comissão de Inteligência do Senado a semana passada.

James Clapper é um militar de carreira que dedicou sua vida a temas de inteligência, tanto como militar da Força Aérea como à frente de serviços de informação.

Ocupava desde abril de 2007 o posto de subsecretário de Defesa para temas de Inteligência, o que lhe tornou o principal assessor em temas de inteligência e segurança para o secretário de Defesa.

Clapper, que se retirou em 1995 das Forças Aéreas dos EUA com a categoria de tenente-general após 32 anos de serviço, também ocupou o cargo de diretor da Agência Nacional de Inteligência Geoespacial (NGA, na sigla em inglês) de setembro de 2001 a junho de 2006.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    14h19

    0,13
    3,270
    Outras moedas
  • Bovespa

    14h23

    -0,45
    63.794,98
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host