UOL Notícias Notícias
 
06/08/2010 - 12h22

Farc têm 7 mil homens armados, diz general colombiano

Bogotá, 6 ago (EFE).- As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) conta hoje com cerca de sete mil homens armados, contra os 20 mil de oito anos atrás, disse hoje o comandante do Exército colombiano, general Óscar González.

"Quando começamos com a política de 'segurança democrática', há oito anos, achávamos que havia 20 mil terroristas em armas" nas Farc, declarou González à rádio "A W".

Segundo o general, que deixa o comando do Exército amanhã junto com o presidente colombiano, Álvaro Uribe, as operações militares e a "pressão" à qual foram submetidos os rebeldes nos últimos oito anos - o período dos dois mandatos de Uribe.

Neste período, alguns guerrilheiros "se desmobilizaram, outros foram capturados, outros, abatidos em combate", diz González.

Segundo o general, os guerrilheiros estão "dedicados totalmente ao narcotráfico" porque nas Farc "não há mais comando, não há controle, não há comunicação".

Para González, em breve as Farc passarão a ser mais uma das "quadrilhas criminosas" que atuam na Colômbia.

O sucessor de González, o general Alejandro Navas, assumirá hoje o comando do Exército colombiano na cerimônia de posse da nova cúpula militar em Bogotá.

Na mesma linha, o comandante das Forças Armadas, general Freddy Padilla, disse em entrevista publicada hoje pelo diário "El Tiempo" estar "convencido" de que os próximos quatro anos serão "a culminação do fim" para todas as organizações armadas que "agridem o povo colombiano".

Segundo Padilla, que também está deixando seu cargo, o novo Governo presidido pelo ex-ministro da Defesa Juan Manuel Santos, que assume o poder amanhã, será o da "pós-vitória" em um país "com segurança, prosperidade e investimento social".

Após a posse da nova cúpula militar, que será liderada pelo almirante Edgar Cely como comandante das Forças Armadas, Padilla será investido por Uribe como embaixador da Colômbia na Áustria.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host