UOL Notícias Notícias
 
06/08/2010 - 13h35

Lula chega a Caracas para novo encontro trimestral com Chávez

Caracas, 6 ago (EFE).- O presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou hoje a Caracas para um novo encontro trimestral com seu colega venezuelano, Hugo Chávez, no qual reforçará a relação bilateral e analisará a crise entre Venezuela e Colômbia.

O avião presidencial brasileiro aterrissou por volta das 11h locais (12h30 de Brasília) no aeroporto de Maiquetía, a 20 quilômetros de Caracas, onde Lula foi recebido pelo vice-presidente venezuelano, Elías Jaua.

Do aeroporto, o presidente brasileiro seguiu imediatamente para a Casa Amarela, sede da Chancelaria venezuelana, no centro de Caracas, onde participará de uma reunião da Secretaria da Cúpula África-América do Sul.

Lula será recebido por Chávez em reunião privada à qual ministros de ambos os Governos se juntarão depois.

Depois, em um ato televisionado no palácio presidencial de Miraflores, os dois presidentes devem assinar diversos acordos nas áreas agrícola, financeira, habitacional e social.

Em seguida, Lula viaja para a Colômbia, onde comparecerá no sábado à posse de Juan Manuel Santos na Presidência.

Chávez não estará na cerimônia por ter rompido as relações da Venezuela com a Colômbia no último dia 22, quando Bogotá denunciou a suposta presença de guerrilheiros colombianos em território venezuelano, supostamente com o aval do Governo local.

O Governo Chávez rejeitou a denúncia e pediu que o assunto fosse tratado na União de Nações Sul-americanas (Unasul).

Durante a reunião trimestral anterior, em Brasília, no mês de abril, Venezuela e Brasil assinaram 20 acordos bilaterais nas áreas de alimentos, energia, habitação, financeira e transportes, entre outras.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h16

    -0,05
    3,173
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h23

    1,12
    65.403,25
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host