UOL Notícias Notícias
 
06/08/2010 - 06h27

Novo presidente toma posse na Polônia

Varsóvia, 6 ago (EFE).- O liberal Bronislaw Komorowski, vencedor das eleições presidenciais realizadas no dia 4 de julho, assumiu nesta sexta-feira como novo Presidente da Polônia, cargo no qual substitui o conservador Lech Kaczynski, que morreu em abril no acidente aéreo de Smolensk (Rússia).

Komorowski, que foi presidente do Parlamento polonês (Sejm), já exercia como chefe de Estado interino desde o acidente no qual morreu seu antecessor e as 95 pessoas de sua comitiva, em sua maioria membros da elite política polonesa, uma tragédia que provocou a convocação de eleições antecipadas.

"A ordem democrática institucional que construímos na Polônia durante mais de 20 anos de mudanças demonstrou que, nestes momentos difíceis, fomos capazes de garantir a continuidade do Estado e de prestar com orgulho uma homenagem às vítimas do desastre (aéreo)", disse Komorowski durante seu discurso perante o Parlamento.

O novo chefe do Estado polonês também fez uma chamada à unidade e assegurou que durante seu mandato procurará somar os esforços de "todas as instituições polonesas", para superar a divisão que durante os últimos meses tomou conta da vida pública do país.

Em suas primeiras palavras, Komorowski não esqueceu uma referência à vizinha Rússia, com a qual se mostrou disposto a trabalhar para conseguir uma "aproximação", já que "o desenvolvimento possível em nossa região não será possível sem a Federação Russa".

A posse contou com a presença do presidente do Parlamento Europeu, Jerzy Buzek, assim como dos dois últimos chefes de Estado ainda vivos, Lech Walesa e Aleksander Kwasniewski.

Notável foi a ausência do líder da oposição conservadora, Jaroslaw Kaczynski, irmão gêmeo de Lech Kaczynski, que perdeu as eleições presidenciais para Komorowski por margem apertada.

A posse de Bronislaw Komorowski como novo Presidente da República coloca a formação liberal Plataforma Cidadã, membro do Partido Popular Europeu, à frente das principais instituições do país, já que desde 2007 o primeiro-ministro polonês é o também liberal Donald Tusk.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host