UOL Notícias Notícias
 
06/08/2010 - 23h41

Presidentes dominicano, guatemalteco e peruano declaram apoio a Santos

Bogotá, 6 ago (EFE).- Os presidentes da República Dominicana, Guatemala e Peru, Leonel Fernández, Álvaro Colom e Alan García, respectivamente, acreditam que o líder eleito da Colômbia, Juan Manuel Santos, prosseguirá com o fortalecimento da democracia e as relações exteriores do país.

"Temos grandes expectativas com o próximo Governo da Colômbia, e acreditamos que vai ter grande participação para fortalecer a democracia e a segurança, que são prioritários de sua agenda", disse Fernández a jornalistas em Bogotá.

Os três presidentes latino-americanos se encontram na capital colombiana para acompanhar neste sábado, ao lado de outros onze líderes, à cerimônia de posse de Santos junto com delegações de mais de 80 países.

Fernández afirmou, além disso, que Santos "vai fortalecer os vínculos com os demais países da região e criar condições para um crescimento econômico sustentado que é a base para o desenvolvimento sustentável da Colômbia".

Além disso, considerou que o novo governante colombiano alcançará a "harmonia nas relações para uma convivência pacífica e civilizada com toda América Latina" e reiterou que a "República Dominicana sempre está disposta a colaborar em tudo o que contribua para diminuir as tensões entre nações irmãs".

O presidente guatemalteco, Álvaro Colom, por sua parte, e em breves declarações a jornalistas, afirmou também que "a Colômbia vai avançar" no fortalecimento de sua democracia, e considerou que com Santos há "uma boa oportunidade" para o melhoramento das relações de Bogotá com todos os países.

Enquanto isso, o governante peruano, Alan García, disse que espera de Santos "a continuidade desta democracia bem-sucedida".

Destacou que a colombiana é "uma democracia triunfadora contra a insegurança e uma democracia triunfadora a favor da sociedade e da justiça".

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,95
    3,157
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h28

    -1,26
    74.443,48
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host