UOL Notícias Notícias
 
06/08/2010 - 08h37

Tareq Aziz acusa Obama de lançar seu país "as feras"


Em Londres

O ex-vice-primeiro-ministro iraquiano Tariq Aziz, da gestão de Saddam Hussein, diz que a saída precipitada das tropas americanas do Iraque pode levar à destruição do país árabe.

Em sua primeira entrevista na prisão desde sua captura após a queda do regime de Bagdá há sete anos, Aziz, que foi ministro de Exteriores, acusa Washington de lançar o Iraque "as feras".

"Somos todos vítimas dos Estados Unidos e do Reino Unido", acusa Aziz na prisão de Bagdá em declarações publicadas hoje pelo jornal "The Guardian".

Aziz acusa as duas potências que invadiram Iraque: "Mataram o nosso país de muitas maneiras. Quando se comete um erro, é preciso corrigir, não abandonar o Iraque a sua destruição. Se Obama levar agora suas tropas, o Iraque voltará a afundar-se, e desta vez sem remédio".

O político iraquiano afirma que o país se encontra em um estado muito pior do que antes da guerra: "Durante 30 anos, Saddam construiu Iraque, e agora está destruído. Há mais doentes do que antes, mais famintos. O povo não tem serviços. Todos os dias morrem dezenas se não centenas de pessoas".

Aziz, que cumpre pena de 15 anos de prisão por crimes contra a humanidade se nega a criticar Saddam Hussein e seu regime.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h00

    0,85
    3,154
    Outras moedas
  • Bovespa

    16h02

    -1,20
    74.482,54
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host