UOL Notícias Notícias
 
07/08/2010 - 22h24

Chávez anuncia reunião de chanceleres em Bogotá

Caracas, 7 ago (EFE).- O presidente venezuelano, Hugo Chávez disse hoje que os chanceleres da Venezuela, Nicolás Maduro, e da Colômbia, María Ángela Holguín, se reunirão amanhã em Bogotá para começar a recompor as relações bilaterais.

Chávez adiantou que nessa reunião é possível que se acerte uma reunião entre ele e o novo presidente colombiano, Juan Manuel Santos, nos próximos três ou quatro dias.

O presidente venezuelano acrescentou que se Santos não puder vir à Venezuela por causa dos afazeres próprios da posse, ele está disposto a ir a Bogotá.

"Estou disposto a virar a página e olhar para o futuro, e espero que possamos começar a reconstruir o que (o ex-presidente colombiano Álvaro) Uribe pulverizou: a confiança", disse Chávez, que avaliou positivamente o discurso pronunciado por Santos ao tomar posse do cargo.

Apesar da recepção propícia das palavras de Santos, Chávez se mostrou cauteloso e disse que, em todo caso, "perante os ditos deve-se esperar os fatos".

Chávez, no entanto, fez uma advertência para que não haja mal-entendidos e disse que a recomposição das relações passa por um "respeito total" à Venezuela.

O presidente venezuelano explicou que consideraria desrespeitosas denúncias como as que se repetiram durante o Governo do ex-presidente Uribe, a quem qualificou de "lacaio do império".

Ao ampliar a referência a Uribe disse que "hoje o lacaio do império entregou o Governo, aquele que durante oito anos levou a Colômbia por caminhos de sangue, de guerra e de morte, e destroçou as relações internacionais, o direito internacional, a soberania dos povos e o respeito entre os Governos".

"Vou repetir a esse ex-presidente o mesmo que lhe disse há poucos meses em reunião no México: Vai embora para o inferno!", acrescentou Chávez.

Também comemorou o fato de que a fase Uribe tenha terminado "sem males maiores", além do confronto verbal.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    17h00

    0,40
    3,279
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    0,95
    63.257,36
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host