UOL Notícias Notícias
 
07/08/2010 - 17h38

Duplo atentado deixa ao menos 16 mortos no Iraque

Bagdá, 7 ago (EFE).- Pelo menos 16 pessoas morreram e outras 110 ficaram feridas hoje por um duplo atentado em um mercado popular da cidade iraquiana de Basra, informaram à Agência Efe fontes do Ministério do Interior.

Alguns dos feridos estão em estado grave, indicam as fontes. Segundo elas, as explosões destruíram um grande número de lojas do mercado do centro de Basra, cidade 550 quilômetros ao sul de Bagdá.

As fontes disseram que uma das explosões foi provocada por um carro-bomba e a outra por um tanque de combustível colocado perto de um gerador elétrico. As duas detonações ocorreram com poucos minutos de diferença.

O duplo atentado provocou um grande incêndio na área e muitas das vítimas sofreram graves queimaduras.

As explosões em Basra ocorrem num dia em que se registraram atentados e assassinatos em outros locais do país dirigidos principalmente contra forças policiais, que deixaram oito agentes mortos e outros 20 feridos.

O último deles foi registrado na cidade de Mossul (norte), quando um homem-bomba detonou o cinto de explosivos que usava perto de uma patrulha policial.

A explosão matou um agente e feriu outras seis pessoas, entre elas quatro policiais, inclusive um coronel.

Fatos semelhantes ocorreram nas últimas horas em diferentes pontos de Bagdá, em duas cidades do centro do país e em uma cidade próxima à fronteira com a Jordânia.

Esses atentados se registram semanas antes da retirada das tropas americanas no Iraque, que iniciará em 31 de agosto.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    15h29

    0,32
    3,290
    Outras moedas
  • Bovespa

    15h37

    -0,37
    63.025,20
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host