UOL Notícias Notícias
 
07/08/2010 - 13h37

Israel anuncia representante na comissão da ONU sobre ataque a frota

Jerusalém, 7 ago (EFE).- O Governo de Israel anunciou hoje que seu representante na comissão da ONU que investigará o ataque militar israelense contra a frota que levava ajuda humanitária para a Faixa de Gaza, ocorrido em maio, será o ex-diretor-geral do Ministério de Assuntos Exteriores, Yosef Ciechanover.

Ciechanover, que também foi assessor jurídico do Ministério da Defesa, liderou uma investigação sobre a atuação do Governo israelense na tentativa de assassinato de Khaled Meshaal, líder do Hamas, em 1997, na Jordânia, no primeiro governo do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu.

Nomeado por Netanyahu, Ciechanover concluiu então que o chefe de Governo tinha agido com responsabilidade e avaliado as distintas opções, em um incidente que abalou as relações entre dois países que tinham assinado a paz apenas três anos antes.

Aos 77 anos de idade e pai de três filhos, o representante israelense também liderou a delegação da Defesa israelense nos Estados Unidos e no Canadá e teve uma bem-sucedida carreira empresarial, tendo sido presidente da companhia aérea israelense El Al e da junta diretora do Discount Bank.

Sua nomeação foi decidida ontem em reunião em Jerusalém entre Netanyahu e os titulares da Defesa, Ehud Barak, e de Assuntos Exteriores, Avigdor Lieberman, segundo o diário "Ha'aretz".

A comissão começará seus trabalhos na próxima terça-feira, também com a participação da Turquia, terra natal das dez vítimas fatais do ataque israelense.

As investigações da ONU serão comandadas pelo ex-primeiro-ministro da Nova Zelândia Geoffrey Palmer e o presidente colombiano, Álvaro Uribe, que deixa o cargo hoje.

As primeiras conclusões da comissão devem ser apresentadas em meados de setembro.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,48
    3,144
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -0,53
    75.604,34
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host