UOL Notícias Notícias
 
07/08/2010 - 14h49

Lula oferece avião a Lugo para tratamento no Brasil

Assunção, 7 ago (EFE).- O presidente Luiz Inácio Lula da Silva ofereceu seu avião para trazer ao Brasil na próxima terça-feira seu colega paraguaio, Fernando Lugo, que vem a São Paulo para fazer exames depois de ter sido diagnosticado com um linfoma cancerígeno.

A informação foi confirmada hoje pelo médico de Lugo, Néstor Martínez, em entrevista coletiva.

Na quarta-feira, o presidente paraguaio passou por uma cirurgia em Assunção para a retirada de um gânglio na virilha cuja autópsia revelou a existência do linfoma.

Segundo seu médico, Lugo fará exames no hospital Sírio-Libanês de São Paulo para determinar se será submetido a quimioterapia. Os resultados dos testes ficam prontos 72 horas após sua realização.

Martínez disse que o presidente paraguaio pode voltar para Assunção na noite da quarta-feira ou na manhã de quinta-feira.

O médico também contou que os exames de Lugo serão enviados para a universidade americana de Harvard.

Hoje, Lugo fez uma visita rápida ao Hospital Italiano de Assunção, onde foi operado, para fazer curativos.

Segundo a equipe médica que cuida do presidente e a ministra da Saúde paraguaia, Esperanza Martínez, que fez ontem o anúncio sobre o linfoma, a doença está em estágio inicial.

O médico particular de Lugo afirmou que, fora o linfoma, o governante está "muito saudável" e vai superar o problema "com o tratamento".

Ontem, a ministra da Saúde garantiu que Lugo manterá sua agenda normal de atividades e que os tratamentos médicos não limitarão suas funções no Executivo.

O vice-presidente paraguaio, Federico Franco, anunciou que retornará antecipadamente da Colômbia, onde participa hoje da posse de Juan Manuel Santos na Presidência, para assumir interinamente a chefia de Estado durante a ausência de Lugo.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,40
    3,181
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    2,01
    70.011,25
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host