UOL Notícias Notícias
 
07/08/2010 - 13h34

Santos recebe bastão de comando em ritual indígena

Bogotá, 7 ago (EFE).- O presidente eleito da Colômbia, Juan Manuel Santos, recebeu hoje o bastão de comando das mãos das autoridades espirituais dos povos indígenas de Sierra Nevada de Santa Marta.

Na primeira atividade prévia a sua posse hoje à tarde na capital colombiana, Santos viajou para Seyzhua - permaneceu por cerca de duas horas -, lugar sagrado dos indígenas, para este ritual, procedente do balneário caribenho de Santa Marta..

O presidente eleito havia se deslocado na sexta-feira à noite a essa cidade junto a sua esposa María Clemência Rodríguez e seus filhos María Antonia, Martín e Esteban.

Além disso, Santos esteve acompanhado por seu secretário privado, Juan Carlos Mira; seu alto conselheiro para as Comunicações, Juan Mesa; a ministra designada de Ambiente, Sandra Bessudo; e o ambientalista Juan Meyr, antigo titular desta mesma pasta.

O governante eleito viajou para Santa Marta no avião presidencial, e o trajeto de ida e volta entre o aeroporto local e a cadeia montanhosa o fez em helicóptero.

Após retornar a Bogotá, Santos começou a se preparar para o ato de posse, que terá como palco a histórica Praça de Bolívar, à qual comparecerão chefes de Estado e de Governo, entre os quais, Luiz Inácio Lula da Silva.

Cerca de 5 mil pessoas foram convidadas à cerimônia, entre elas o presidente em fim de mandato Álvaro Uribe, correligionário de Santos.

Uribe se despediu ontem à noite de seus colegas da região em um jantar no qual lhes pediu que acompanhem a Colômbia no período que se abre com a posse de Santos.

Ao jantar compareceram os presidentes do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva; Chile, Sebastián Piñera; México, Felipe Calderón; Panamá, Ricardo Martinelli; Costa Rica, Laura Chinchila; Peru, Alan García; Uruguai, José Mujica; El Salvador, Mauricio Funes; Guatemala, Álvaro Colom; e Honduras, Porfirio Lobo.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    17h00

    0,40
    3,279
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    0,95
    63.257,36
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host