UOL Notícias Notícias
 
08/08/2010 - 20h05

Chávez e Santos se reunirão na próxima terça-feira em Bogotá

Bogotá, 8 ago (EFE).- Os presidentes da Colômbia, Juan Manuel Santos, e da Venezuela, Hugo Chávez, se reunirão na próxima terça-feira em Bogotá, confirmaram hoje os chanceleres dos dois países.

A nova ministra de Exteriores da Colômbia, María Ángela Holguín, e o homólogo venezuelano, Nicolás Maduro, fizeram o anúncio após uma reunião de mais de três horas na sede da Chancelaria colombiana.

"O presidente Santos, durante sua campanha e ontem o reiterou em seu discurso de posse, busca um diálogo franco e direto com a Venezuela. Hoje acho que o chanceler Maduro e eu demos esse primeiro passo com um diálogo franco e direto com o objetivo de restabelecer as relações", disse Holguín à imprensa.

A nova chanceler acrescentou que "o segundo passo será dado pelos presidentes na terça-feira com uma reunião na Colômbia".

"Quero reiterar que o diálogo foi muito bom, onde a transparência e a franqueza é o que sobressaiu e isso nos deixa muito satisfeitos", manifestou.

Por sua vez, o chanceler venezuelano expressou satisfação com o resultado do encontro, que também contou com a participação do secretário-geral da União de Nações Sul-Americanas (Unasul), o ex-presidente argentino Néstor Kirchner.

"Estou realmente muito satisfeito com a forma como conversei, com os temas que começamos a trabalhar e que vamos atuar de maneira transparente", asseverou Maduro diante dos jornalistas reunidos na Chancelaria.

Ele também afirmou que os dois chanceleres se mostraram "de acordo em elevar as capacidades a um diálogo franco e direto".

Maduro reiterou que "na terça-feira, ao meio-dia, aqui na Colômbia", os presidentes Chávez e Santos "terão a possibilidade de conversar" e de "tomar as decisões que favoreçam ao maior nível as relações entre os dois países".

As relações Bogotá-Caracas estão rompidas desde 22 de julho por decisão de Chávez, que considerou uma "agressão" a Colômbia denunciar na Organização dos Estados Americanos (OEA) que há guerrilheiros colombianos em território venezuelano.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host