UOL Notícias Notícias
 
08/08/2010 - 12h51

Iraque está "pronto" para assumir tarefas de segurança, diz general

Washington, 8 ago (EFE).- O general Raymond Odierno, comandante das tropas americanas no Iraque, afirmou hoje que o país está "pronto" para assumir as operações de segurança, diante da saída da maioria dos soldados dos Estados Unidos no final do mês.

"Acreditamos que eles estão prontos para assumir as operações plenas no Iraque", afirmou Odierno, em uma entrevista à rede "ABC", de Bagdá.

"Isto é algo para o qual viemos trabalhando com as forças de segurança iraquianas durante muito tempo. Durante os últimos 20 meses, de forma lenta e deliberada, estivemos entregando a elas mais e mais responsabilidades", acrescentou Odierno.

"Estão à altura, continuaram suas operações de amplo alcance em todo o Iraque e continuamos ajudando-os nisso, e essa ajuda continuará em setembro", disse.

Na entrevista, Odierno também elogiou o profissionalismo exibido pelas forças de segurança em meio a tanta incerteza política depois das eleições do início do ano.

Segundo Odierno, os surtos de violência por parte de grupos extremistas e a demora na formação de um novo Governo não impedirão o trabalho das forças de segurança iraquianas.

Ele acrescentou que o ambiente de segurança registrou uma "grande mudança" no Iraque desde seus piores dias, em 2006 e 2007, e que o país segue tendo "altos e baixos", com grupos extremistas que cometem atos terroristas para "impedir um avanço no processo político".

Odierno destacou "a importância de que o Iraque forme um Governo", após cinco meses de demoras.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    17h00

    0,40
    3,279
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    0,95
    63.257,36
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host