UOL Notícias Notícias
 
08/08/2010 - 20h48

Presidente da Costa Rica rechaça presença militar para combate às drogas

Bogotá, 8 ago (EFE).- A presidente da Costa Rica, Laura Chinchilla, desmentiu categoricamente as acusações divulgadas pela imprensa local sobre a presença do Exército americano em águas costarriquenhas para combater o narcotráfico.

"Fui muito clara e muito taxativa. Na Costa Rica não vamos permitir a militarização da luta antidrogas. A Costa Rica é um país sem Exército e não precisamos do Exército de outros países que venham nos dizer o que fazer neste tema", explicou Chinchilla em entrevista à Agência Efe.

A presidente costarriquenha corroborou que seu país não assinou nenhum novo tratado bilateral com os Estados Unidos e assegurou que o único que segue vigente é o que há dez anos estabelece um convênio de cooperação com o Serviço Nacional de Guarda Costeira.

"Necessitamos muita cooperação, mas cooperação policial, que é a única que temos neste momento. Com o Governo dos EUA, com países europeus e países da região", insistiu Chinchilla, quem há três meses tomou posse como a primeira mulher na Presidência de seu país.

O convênio com Washington renovado por Chinchilla em julho suscitou polêmica na Costa Rica, já que contempla a possibilidade de entrada de militares, embora controladas, segundo o Governo, pela Guarda Costeira e por autoridades policiais.

A Assembleia Legislativa renovou para o período que vai de 1º de julho a 31 de dezembro de 2010 um convênio bilateral de vigilância conjunta contra o narcotráfico em águas costarriquenhas, vigente desde 2000.

No entanto, ele ano contempla a possibilidade de que 7 mil oficiais e 46 embarcações militares americanas possam participar, o que despertou fortes críticas em um país muito sensibilizado com o tema militar, onde o Exército foi abolido em 1948.

Chinchilla assegurou que a entrada de alguma assistência militar na Costa Rica sempre foi justificada por propósitos humanitários, "por grandes inundações ou pelo abalo de algum terremoto".

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,97
    3,127
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    0,99
    64.389,02
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host