UOL Notícias Notícias
 
09/08/2010 - 12h35

BES se alia com BB e Bradesco para explorar mercado africano

Lisboa, 9 ago (EFE).- O português Banco Espírito Santo (BES) anunciou hoje a criação de uma "aliança estratégica" com o Banco do Brasil e o Bradesco, dois gigantes do sistema financeiro brasileiro, para explorar o mercado africano mediante a abertura do capital do BES África a ambas as instituições.

Em comunicado enviado Comissão do Mercado de Valores Mobiliário (CMVM) lusa, o BES explica que o acordo contribuirá para consolidar sua estratégia internacional, centrada no triângulo Portugal-Brasil-África, e servirá para definir "uma estratégia comum de desenvolvimento no continente africano".

O banco português, cujo lucro cresceu 14,6% no primeiro semestre de 2010 para os 282,2 milhões de euros, já tem uma relevante presença no continente africano por meio de participações em Angola, África do Sul e Cabo Verde.

A instituição liderada por Ricardo Salgado assinala que esta aliança será concretizada, em um primeiro momento, mediante a abertura do capital do holding do Grupo BES (BES África) ao Banco do Brasil e ao Bradesco, com o objetivo de "coordenar os futuros investimentos dos três grupos bancários" no continente.

Além disso, o acordo pretende aumentar as sinergias resultantes da "crescente aposta" que as empresas portuguesas e brasileiras realizam na África.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,06
    4,090
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h23

    0,17
    103.680,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host