UOL Notícias Notícias
 
09/08/2010 - 10h07

Lula receberá novo presidente colombiano em setembro

Rio de Janeiro, 9 ago (EFE).- O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou hoje que o novo governante da Colômbia, Juan Manuel Santos, fará uma visita oficial a Brasília em 1º de setembro, quando ambos discutirão os esforços pela paz na América do Sul.

"Ele (Santos) estará no Brasil em 1º de setembro para fazer uma visita de Estado", disse Lula em seu programa semanal de rádio. "Acho que, dessa forma, estaremos contribuindo para construir, definitivamente, a paz e a tranquilidade em nossa querida América do Sul".

Lula, que ofereceu mediação na atual crise Bogotá-Caracas, se reuniu na última sexta-feira com o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, na capital deste país. Naquele mesmo dia, foi à Colômbia para um jantar promovido pelo então presidente Álvaro Uribe e, no sábado, esteve presente na posse de Juan Manuel Santos.

Após seu encontro em Caracas com Chávez e com o secretário da União de Nações Sul-Americanas (Unasul), Néstor Kirchner, com quem conversou sobre o conflito entre os países andinos, o próprio líder venezuelano disse que Lula levava uma "missão" a Bogotá.

"Lula leva uma missão da qual falamos bastante com o secretário de Unasul", disse Chávez, quem se mostrou otimista por essa missão.

Uma semana antes de assistir à posse de Santos, o presidente brasileiro conversou por telefone com ele para falar sobre a crise colombo-venezuelana e oferecer mediação.

A conversa com Santos aconteceu um dia depois de Uribe deplorar a declaração de Lula, que se referiu à crise Bogotá-Caracas como "um caso de assuntos pessoais".

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,84
    3,146
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    0,35
    68.594,30
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host