UOL Notícias Notícias
 
09/08/2010 - 05h45

Mia Farrow assegura que diamantes dados a Naomi vieram de Taylor

Haia, 9 ago (EFE).- A atriz americana Mia Farrow assegurou hoje no Tribunal Especial para Serra Leoa (TESL) que os diamantes entregues à modelo Naomi Campbell em 1997 vieram do ex-presidente liberiano Charles Taylor.

Farrow declarou em seu testemunho perante os juízes que Naomi lhe disse que uns homens "enviados por Charles Taylor" tinham lhe entregado "um enorme diamante".

Na semana passada, Naomi afirmou que recebeu várias pedras preciosas sem polir, os conhecidos como "diamantes de sangue", mas que desconhecia com segurança se tinha sido Taylor a pessoa que os tinha presenteado.

Farrow disse hoje que conheceu Charles Taylor no dia do jantar e que Naomi comentou durante o café da manhã que tinha recebido as pedras preciosas de homens do ex-presidente liberiano e tinha pensado entregá-la à fundação beneficente infantil de Nelson Mandela.

Se Taylor, ex-presidente da Libéria, possuía ou não diamantes em estado bruto é de grande relevância para o Tribunal Especial para Serra Leoa (TESL), pois o suposto criminoso de guerra pôde ter utilizado o dinheiro do tráfico destes diamantes.

A ex-agente de Naomi Campbell, Carol White, também declarará hoje sobre o presente à modelo.

A defesa de Taylor protestou hoje pelo fato de os fiscais terem mudado na última hora a ordem das testemunhas, já que estava previsto que Carol White declarasse antes de Farrow.

Taylor é julgado desde janeiro de 2008 em Haia por 11 acusações de crimes de guerra e contra a humanidade por seu envolvimento no conflito civil que assolou Serra Leoa entre 1991 e 2002 e que causou 50 mil mortos.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host