UOL Notícias Notícias
 
09/08/2010 - 12h56

Nuvem de fumaça abandona gradualmente Moscou após 4 dias

Moscou, 9 ago (EFE).- A nuvem de fumaça provocada pelos incêndios florestais que cobria Moscou está deixando gradualmente a capital russa, após quatro dias de angústia para seus 10 milhões de habitantes.

Em alguns bairros da cidade nesta segunda-feira já foi possível ver o sol a partir das primeiras horas da tarde, enquanto o intenso cheiro de queimado parece ter se dissipado definitivamente das casas e dos corredores dos imóveis e prédios oficiais.

No distrito noroeste ainda se percebe a nuvem de fumaça, mas a mudança na direção do vento está empurrando a nuvem para fora dos limites de Moscou, onde as temperaturas rondam há semanas os 35 graus.

Pela primeira vez em vários dias, os passageiros do metrô deixaram de pigarrear e de esfregar os olhos.

Nos aeroportos, onde a fumaça causou o cancelamento e atrasos de dezenas de milhares de voos, a visibilidade melhorou significativamente, segundo as autoridades aeroportuárias.

Com tudo, o Instituto Meteorológico da Rússia advertiu que o nível de contaminação ambiental em Moscou seguirá sendo alarmantemente alto nos próximos dias devido às partículas de cinza em suspensão no ar.

Nos últimos dias, o monóxido de carbono no ar superou em até 6,6 vezes o normal, o que obrigava os moscovitas saírem às ruas de máscaras e lenços úmidos.

No sábado, a visibilidade em alguns bairros da cidade não ultrapassou durante várias horas os 50 metros, o que levou a muitas embaixadas permitirem que seus funcionários deixassem a cidade e interrompessem o atendimento ao público.

Segundo o chefe do departamento de Saúde da Prefeitura, Andrei Seltsovski, a mortalidade em Moscou dobrou nos últimos dias, devido à onda de calor e a fumaça dos incêndios nas florestas da região de Moscou.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host