UOL Notícias Notícias
 
09/08/2010 - 22h31

Santos diz a Lula que retomada de relações com Venezuela está próxima

Brasília, 9 ago (EFE).- Uma fonte do Governo brasileiro informou hoje à Agência Efe que o chefe de Estado da Colômbia, Juan Manuel Santos, disse por telefone ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva que o restabelecimento das relações com a Venezuela está próximo.

Segundo a fonte, Santos disse a Lula que os chanceleres da Colômbia, María Ángela Holguín, e da Venezuela, Nicolás Maduro, se encontrarão "nas próximas horas" para "restabelecer" as relações rompidas no último dia 22 por decisão da Venezuela.

O anúncio chega na véspera da reunião entre Santos e o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, na cidade colombiana de Santa Marta para conversar sobre a crise entre os dois países.

A fonte não disse o motivo pelo qual Santos antecipou a Lula o possível resultado da reunião presidencial de amanhã.

Segundo a fonte, Santos ligou para Lula hoje à tarde, quando o presidente estava em São Paulo reunido com seu colega de El Salvador, Mauricio Funes. Lula retornou a ligação horas depois, quando voltou para Brasília.

Na conversa, o presidente colombiano agradeceu a Lula por ter comparecido a sua posse, no sábado passado, e por seus esforços para ajudar a recuperar as relações com a Venezuela, rompidas por Chávez por causa das acusações da Colômbia na Organização dos Estados Americanos (OEA) de que guerrilheiros se escondem em território venezuelano.

O contato de Lula e Santos no sábado em Bogotá foi o primeiro direto entre os dois governantes, já que o novo presidente colombiano não incluiu o Brasil na viagem que fez por oito países latino-americanos antes de assumir o cargo.

Mais cedo hoje, Lula tinha informado que receberá Santos no próximo dia 1º em Brasília, reunião que foi ratificada na conversa desta noite, disseram as fontes à Efe.

Em entrevista coletiva conjunta com Funes, Lula desejou sorte ao presidente colombiano sorte na reunião de amanhã com Chávez.

"Peço a Deus que o presidente Santos tenha sorte nessa reunião que vai ter com o Chávez para resolver a relação Colômbia-Venezuela e espero que Deus o abençoe e que ele consiga construir a paz que todo mundo quer na Colômbia", disse Lula.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host