UOL Notícias Notícias
 
10/08/2010 - 06h38

Alerta de tsunami após terremoto em Vanuatu é suspenso

Sydney (Austrália), 10 ago (EFE).- As autoridades de Vanuatu, no Pacífico sul, suspenderam o alerta de tsunami declarado por causa do terremoto de magnitude 7,5 na escala Richter registrado nesta terça-feira, e que causou apenas pequenos danos.

O alerta foi retirado cerca de duas horas depois que o tremor, que durou cerca de dez segundos, causou pânico em Port-Vila, a capital, onde soaram as sirenes para avisar que a população devia procurar refúgio em lugares altos.

O forte tremor causou rachaduras em alguns edifícios, danificou a rede de telefonia e deixou setores da cidade sem eletricidade, segundo residentes citados pela rádio australiana "ABC".

O aviso foi emitido pelo Centro de Alertas de Tsunami do Pacífico, que assinalou que "a leitura ao nível do mar" indicava que tinha sido gerado um maremoto e "uma primeira onda de 23 centímetros" tinha tocado a costa de Port-Vila.

O epicentro do terremoto estava a 35 quilômetros de profundidade sob o nível do mar e a 39 quilômetros ao noroeste da capital, Port-Vila, informou o Serviço Geológico dos Estados Unidos.

Vanuatu está situado perto do chamado "Anel de Fogo do Pacífico" e de vulcões submarinos, por isso habitualmente registra atividade sísmica.

Há um mês, outro tremor, de magnitude 7,2, obrigou as autoridades a declararem um alerta de tsunami que acabou sendo cancelado.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host