UOL Notícias Notícias
 
10/08/2010 - 15h12

Ban reúne-se com comitê de investigação de ataque israelense

Nações Unidas, 10 ago (EFE).- O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, reuniu-se hoje pela primeira vez com o comitê que vai investigar o ataque israelense ao comboio humanitário, no qual morreram nove ativistas.

Participaram do encontro os quatro membros deste grupo independente, que será presidido pelo ex-primeiro-ministro da Nova Zelândia, Geoffrey Palmer, e conta com o ex-presidente da Colômbia, Álvaro Uribe, como vice-presidente.

O delegado israelense, Joseph Ciejanover, e o turco, Ozden Sanberk, que representa o país do qual partiram os navios atacados por Israel e os nove ativistas mortos.

Ao chegarem à reunião, os membros do comitê não quiseram dar informações do secretário-geral na sede das Nações Unidas em Nova York.

O organismo multinacional assinalou em comunicado que Ban agradeceu que assumissem esta "importante responsabilidade e o compromisso com o qual enfrentam a tarefa".

A criação deste comitê internacional atende ao pedido do Conselho de Segurança da ONU há dois meses para abertura de uma investigação sobre o incidente de 31 de maio, no qual a abordagem de um dos navios do comboio em águas internacionais pelas forças armadas israelenses causou nove mortes.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    17h00

    -0,22
    3,175
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h23

    1,12
    65.403,25
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host