UOL Notícias Notícias
 
10/08/2010 - 22h49

Brasil elogia restabelecimento de relações entre Colômbia e Venezuela

Brasília, 10 ago (EFE).- O Governo brasileiro recebeu hoje "com grande satisfação" o restabelecimento das relações diplomáticas entre Colômbia e Venezuela, em uma decisão que considerou como uma "nova oportunidade" para o entendimento.

"O Governo brasileiro tomou conhecimento, com grande satisfação, do restabelecimento das relações diplomáticas entre a Venezuela e a Colômbia", diz o Ministério das Relações Exteriores em comunicado.

Segundo a nota oficial, a decisão, anunciada hoje pelo presidente colombiano, Juan Manuel Santos, e seu colega venezuelano, Hugo Chávez, "abre nova oportunidade para a retomada do dinamismo e do entendimento que historicamente caracterizam as relações entre os dois países.".

Além disso, o Ministério considerou que o passo dado hoje tem importância no "avanço da integração sul-americana" e reiterou sua disposição de cooperar "para consolidar esta nova etapa de diálogo, em benefício da paz e da prosperidade regionais".

Após reunião na cidade colombiana de Santa Marta, Santos e Chávez anunciaram o restabelecimento dos laços entre Colômbia e Venezuela, rompidos por Caracas no dia 22 de julho.

Chávez rompeu as relações com a Colômbia depois que o Governo do então presidente colombiano Álvaro Uribe acusou Caracas de permitir a presença de grupos guerrilheiros em seu território.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h58

    -0,53
    3,128
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,28
    75.389,75
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host