UOL Notícias Notícias
 
10/08/2010 - 11h26

Chanceler colombiana demonstra cautela sobre reunião entre Chávez e Santos

Bogotá, 10 ago (EFE).- O otimismo diante da reunião de hoje entre o presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, e o da Venezuela, Hugo Chávez, é "moderado", segundo a chanceler colombiana, María Ángela Holguín, que a considera um "primeiro passo" para conseguir restabelecer as relações bilaterais o mais rápido possível.

"Estamos fazendo todo o possível para poder ter boas relações com a Venezuela. (...) Estamos com expectativas (...) otimistas", disse María Ángela, em entrevistas a várias emissoras colombianas.

A recente reunião com o chanceler venezuelano, Nicolás Maduro, "foi muito boa", segundo a ministra, que insistiu, no entanto, em que "tudo depende" do encontro de hoje entre os líderes, sobre o qual há otimismo, mas "moderado".

A crucial reunião entre Chávez e Santos acontecerá nas próximas horas, na cidade de Santa Marta, no norte da Colômbia.

Chávez rompeu relações diplomáticas com a Colômbia no dia 22 de julho, por causa das denúncias apresentadas à Organização dos Estados Americanos (OEA) pelo Governo de Álvaro Uribe sobre a suposta presença de guerrilheiros na Venezuela.

Segundo fontes da Presidência brasileira, Santos falou por telefone na segunda-feira com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e informou que "nas próximas horas" as relações entre os dois países seriam restabelecidas.

Sobre o assunto, a chanceler disse que "nem tudo é regulado no primeiro encontro" e que tudo vai depender "de como fluir a reunião" de hoje entre Chávez e Santos, e "de como fluírem os temas" que preocupam os dois países.

Depois antecipou que, segundo o previsto, primeiro haverá um encontro entre ela e Maduro, ao qual também assistirá o secretário-geral da União de Nações Sul-americanas (Unasul), o ex-presidente argentino Néstor Kirchner, mediador na crise.

Em seguida, Chávez e Santos se reunirão e emitirão uma declaração no final. "Tomara que ela seja positiva", acrescentou María Ángela.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    09h19

    -0,12
    3,178
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -0,29
    64.676,55
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host