UOL Notícias Notícias
 
10/08/2010 - 22h44

Chávez diz que Colômbia é soberana para assinar acordos

Santa Marta (Colômbia), 10 ago (EFE).- O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, disse hoje que a Colômbia "é um país soberano" para assinar qualquer tipo de acordo, sempre que "nenhum afete" a soberania ou possa se tornar uma ameaça de outra parte, em alusão ao acordo de cooperação militar entre Bogotá e Washington.

"A Colômbia, como a Venezuela, é um país soberano para estabelecer convênios econômicos, sociais, militares com qualquer país do mundo", declarou Chávez após a reunião com seu colega colombiano, Juan Manuel Santos, na qual ambos restabeleceram as relações diplomáticas e econômicas entre seus países.

Chávez disse que, segundo a "declaração de princípios" assinada hoje em Santa Marta, no Caribe colombiano, esses convênios "não devem afetar a soberania dos vizinhos" nem se transformar "em uma ameaça".

Em outubro de 2009, Colômbia e Estados Unidos assinaram um acordo de cooperação que facilita o acesso a soldados e assessores americanos a sete bases militares do país andino.

Ao contrário do que disse hoje, Chávez, assim como que Equador, Bolívia e Nicarágua, se manifestaram contra esse acordo na época de sua assinatura por considerá-lo perigoso para a segurança regional.

Chávez também comentou as ações do advogado colombiano Jaime Granados, que em nome de supostas vítimas de guerrilheiros o denunciou perante o Tribunal Penal Internacional (TPI), e disse que tudo isso parecia "brincadeira".

"O anúncio dessa acusação de um advogado colombiano, não sei quem é, me parece uma brincadeira", disse o presidente venezuelano, ao afirmar que não comentará mais o assunto.

Na sexta-feira passada, horas antes de Álvaro Uribe deixar o Governo colombiano, Granados anunciou que tinha apresentado uma denúncia contra Chávez no TPI e um processo contra a Venezuela na Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH).

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,13
    3,270
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -0,51
    63.760,94
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host