UOL Notícias Notícias
 
10/08/2010 - 22h36

Ex-cônsul da Colômbia em São Paulo será embaixador na Venezuela

Santa Marta (Colômbia), 10 ago (EFE).- José Fernando Bautista, que já já foi cônsul da Colômbia em São Paulo, será o próximo embaixador do país na Venezuela, anunciou hoje o presidente colombiano, Juan Manuel Santos, após confirmar o restabelecimento das relações entre os dois países.

"Tenho em mente uma pessoa muito próxima à Venezuela. Se chama José Fernando Bautista, com uma trajetória pública muito importante. É da região de fronteira e gosta muito da Venezuela", disse Santos.

Bautista fez parte do comitê estratégico da campanha eleitoral de Santos e foi ministro de Comunicações durante o Governo de Ernesto Samper (1994-1998).

O novo embaixador colombiano na Venezuela também já foi encarregado de negócios na Embaixada de seu país na África do Sul.

Bautista substituirá María Luisa Chiappe, que foi embaixadora em Caracas até 22 de julho, quando o Governo do presidente venezuelano, Hugo Chávez, anunciou a ruptura das relações diplomáticas.

Chávez rompeu as relações com a Colômbia depois que Governo do então presidente colombiano Álvaro Uribe acusou Caracas de permitir a presença de grupos guerrilheiros em seu território.

O presidente venezuelano disse ainda não saber quem será seu embaixador em Bogotá.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,63
    3,167
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    0,87
    65.667,62
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host