UOL Notícias Notícias
 
10/08/2010 - 04h24

Israel diz que acusação do Hisbolá é "uma mentira ridícula"

Jerusalém, 10 ago (EFE).- O Ministério israelense de Assuntos Exteriores qualificou como "uma mentira ridícula" a acusação do líder do Hisbolá, Hassan Nasrallah, que afirmou que Israel está por trás do assassinato do ex-primeiro-ministro libanês Rafik Hariri, há cinco anos.

"Está claríssimo que este senhor sem honra que está ao serviço de um regime extremista tem zero credibilidade, e a única coisa que está mostrando com estas acusações é sua própria fraqueza política", disse à agência Efe o porta-voz de Exteriores israelense, Yigal Palmor.

Para Palmor, "a primeira pergunta que surge ao ouvir as declarações (de Nasrallah) é, se tinha estas provas tão claras, por que não as revelou antes?".

O chefe do grupo xiita libanês Hisbolá divulgou na segunda-feira em entrevista coletiva fatos e fotos que, segundo ele, ligam Israel ao assassinato de Hariri com um carro-bomba em 14 de fevereiro de 2005, em Beirute.

Rafik Hariri foi cinco vezes primeiro-ministro do Líbano, e é pai do atual chefe de Governo, Saad Hariri. No atentado morreram outras 22 pessoas.

Entre os dados apresentados estavam as declarações de alguns supostos espiões pró israelenses e imagens aéreas de aviões israelenses não tripulados que vigiavam o território libanês e as rotas tomadas habitualmente por Hariri em seus deslocamentos.

"Israel tem o poder para cometer o massacre de Hariri", assegurou, ao acusar uma terceira parte, sem dar nomes, de "utilizar seu sangue para fazer a Síria sair" do Líbano e agora "cercar" o Hisbolá.

Um tribunal especial apoiado pela ONU, com sede na Holanda, investiga o crime, que comoveu a vida política do país. No princípio, líderes locais responsabilizaram o Governo sírio, aliado do Hisbolá.

O tribunal especial anunciará nos próximos meses o resultado de suas investigações. O Líbano teme que, se forem confirmadas as suspeitas de que militantes do Hisbolá puderam estar envolvidos, haverá riscos para a estabilidade política.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    10h39

    0,13
    3,270
    Outras moedas
  • Bovespa

    10h42

    -0,56
    63.723,44
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host