UOL Notícias Notícias
 
10/08/2010 - 00h43

Piñera diz que máquinas perfuraram metade do caminho em mina acidentada

Santiago do Chile, 9 ago (EFE).- O presidente do Chile, Sebastián Piñera, anunciou nesta segunda-feira em sua segunda visita à mina San José, norte do país, que as máquinas de resgate conseguiram perfurar o terreno quase até a metade da distância que separa os 33 trabalhadores presos desde quinta-feira da superfície.

Acompanhado de sua esposa, Cecilia Morel, Piñera se dirigiu aos familiares que esperam notícias sobre o estado dos trabalhadores acidentados, que estão a cerca de 600 metros de profundidade na jazida, a cerca de 830 quilômetros de Santiago.

"Durante as primeiras 24 horas, as máquinas avançaram o dobro do que tínhamos antecipado. Eram esperados 100 metros por dia, e conseguimos 200", disse Piñera após uma reunião técnica com engenheiros, topógrafos e geólogos.

O presidente se dirigiu depois aos familiares, com os quais já tinha falado logo após chegar à mina, para dar informações sobre o andamento dos trabalhos de pesquisa, que consistem em perfurar seis pontos da mina para tentar contato com os operários, dos quais nada se sabe.

"Já estamos chegando quase a 300 metros de penetração. Percorremos praticamente a metade do caminho, mas amanhã podemos ter novas dificuldades", advertiu Piñera, que indicou que os funcionários se encontram a 600 metros.

"Se as coisas seguirem bem, vamos poder chegar a eles em breve", disse.

O presidente assegurou ainda que a mina "não vai voltar a funcionar" enquanto não cumprir todas as garantias de segurança, e lembrou que nela morreram três trabalhadores em acidentes anteriores.

O presidente também mostrou seu apoio e solidariedade aos 200 familiares que aguardam notícias dos funcionários presos na mina.

"Sinto-me angustiado, mas orgulhoso da força que demonstraram nestes dias trágicos", disse.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,59
    3,276
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -1,54
    61.673,49
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host