UOL Notícias Notícias
 
10/08/2010 - 21h08

Presidente do Congresso colombiano irá a Caracas para reforçar relações

Bogotá, 10 ago (EFE).- O presidente do Congresso colombiano, Armando Benedetti, anunciou hoje em comunicado que, com a permissão do Executivo de seu país, viajará no sábado a Caracas para ajudar no processo do restabelecimento pleno das relações diplomáticas e comerciais.

Os presidentes da Venezuela, Hugo Chávez, e da Colômbia, Juan Manuel Santos, anunciaram também hoje o restabelecimento das relações diplomáticas entre os dois países, rompidas por Caracas no dia 22 de julho.

"Para a reunião teremos os seguintes objetivos: respeitar para que nos respeitem, apoiar o presidente Juan Manuel Santos como único responsável pelas negociações do processo de paz e buscar um compromisso com o Governo venezuelano para acabar com o terrorismo e o narcotráfico", disse Benedetti no comunicado.

Ontem, o Governo colombiano desautorizou as iniciativas de paz propostas por "agentes políticos" do país e do exterior e reiterou a ordem de "aumentar" as ações contra os grupos armados ilegais.

"Queremos expressar claramente que todas essas iniciativas sem consulta, descoordenada, espontâneas, de diferentes agentes políticos na Colômbia e fora, afastam qualquer possibilidade de utilizar um caminho como esse para conseguir a paz na Colômbia", declarou o novo ministro da Defesa, Rodrigo Rivera.

Benedetti revelou também que os contatos entre o Congresso colombiano e a Assembleia Nacional da Venezuela já começaram.

"Há um interesse em melhorar as relações diplomáticas e comerciais com a Colômbia", disse.

Chávez rompeu as relações com a Colômbia em 22 de julho, dia em que o Governo do então presidente colombiano Álvaro Uribe acusou Caracas de permitir a presença de grupos guerrilheiros em seu território.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    09h49

    0,13
    3,171
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    0,87
    65.667,62
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host