UOL Notícias Notícias
 
10/08/2010 - 12h46

Putin apaga incêndios em hidravião para tentar aplacar críticas

Moscou, 10 ago (EFE).- O primeiro-ministro russo, Vladimir Putin, estava a bordo de um hidroavião hoje para apagar incêndios florestais na região central de Riazan, uma das mais afetadas deste país.

Putin assumiu as funções de copiloto na cabine de um hidravião Be-200 e dirigiu as operações de recolhimento de água no rio Oka até o lançamento sobre as áreas florestais que queimam na região.

Segundo informaram as agências russas, o chefe do Governo russo realizou essa operação duas vezes e ajudou no transporte de 24 toneladas de água e combateram dois focos de incêndios.

Desde que o fogo destruiu um povoado de 341 casas na região de Nizhny Novgorod, em 29 de julho, Putin multiplicou as viagens às regiões afetadas e reuniões de Governo com o objetivo de frear o avanço do fogo, ajudar aos desabrigados e frear o descontentamento popular.

A oposição, ecologistas e analistas responsabilizam Putin, que completou ontem 11 anos no poder, de não adotar medidas para prevenir os incêndios florestais em um país com a maior superfície florestal do planeta (23%).

Essas organizações o acusam de passar a responsabilidade da proteção das florestas às regiões e as empresas madeireiras e também de dissolver a aviação florestal e eliminar a figura do guarda-florestal, ao aprovar em 2007 a nova lei florestal.

Pelas primeiras estimativas independentes, as perdas econômicas na Rússia pelos incêndios e a seca poderiam chegar a US$ 15 bilhões.

Para o diretor do instituto de desenvolvimento sustentável, Vladimir Zakharov, só as despesas imediatas para atenuar as consequências da seca e os incêndios florestais "podem ser maiores inclusive que as verbas destinadas para colocar fim na fuga de petróleo no Golfo do México".

Desde o início da temporada estival, na Rússia foram registrados 26.229 incêndios que arrasaram 766.068 hectares, enquanto a seca destruiu mais de 10 milhões de hectares de plantações, 20% do total.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,32
    3,157
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    0,56
    63.760,62
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host