UOL Notícias Notícias
 
10/08/2010 - 03h33

Terremoto causa alerta de tsunami no Pacífico Sul

Sydney (Austrália), 10 ago (EFE).- Um alerta de tsunami foi declarado nesta terça-feira após um terremoto de magnitude 7,5 na escala Richter ao sul de Vanuatu, no Pacífico Sul, sem dados imediatos sobre vítimas ou danos materiais.

O aviso foi emitido pelo Centro de Alertas de Tsunami do Pacífico, que assinalou que "a leitura do nível do mar" indica que foi gerado um maremoto e "uma primeira onda de 23 centímetros" já chegou à capital, Port-Vila.

No entanto, as autoridades do Havaí afirmaram que é improvável que as ondas gigantes cheguem a outras zonas do Pacífico, exceto as muito próximas a Vanuatu.

O terremoto aconteceu às 16h23 locais (2h23 em Brasília), a 39 quilômetros ao noroeste de Port-Vila, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos.

O epicentro estava a 35 quilômetros de profundidade, sob o nível do mar.

Vanuatu não está no chamado "Anel de Fogo do Pacífico", mas habitualmente tem atividade sísmica, pois fica perto de vulcões submarinos.

Há um mês, outro tremor, de magnitude 7,2, obrigou a declarar um alerta de tsunami que acabou sendo cancelado pelas autoridades.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -1,03
    3,146
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,09
    68.714,66
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host