UOL Notícias Notícias
 
11/08/2010 - 22h16

Casa Branca diz que Obama mantém retirada de tropas do Iraque para este mês

Washington, 11 ago (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, está satisfeito com o progresso conseguido no Iraque e mantém o encerramento das operações de combate no país para o final deste mês, informou hoje a Casa Branca.

Obama se reuniu hoje com sua equipe de segurança nacional para analisar a situação no Iraque. A reunião incluiu o comandante das forças dos EUA no país, o general Ray Odierno, em videoconferência a partir de Bagdá.

O presidente americano "ouviu diretamente do general Odierno que avançamos na meta de completar nossa retirada no final de agosto", disse em entrevista coletiva o porta-voz da Casa Branca, Robert Gibbs.

Antes de Obama assumir o poder, em janeiro de 2009, os EUA já tinham retirado mais de 80 mil soldados do Iraque, lembrou o porta-voz.

Odierno comunicou a Obama que "a situação de segurança manteve as melhoras significativas alcançadas nos últimos dois anos e que as Forças de Segurança iraquianas estão plenamente preparadas para liderar quando terminarmos nossa missão de combate no final deste mês", afirmou Gibbs.

Segundo o porta-voz, o nível de violência registrado nas últimas duas semanas esteve entre os mais baixos quanto ao número de incidentes e isso é "um fato positivo".

Participaram da reunião com Obama, além de Odierno, os secretários de Defesa e de Estado, Robert Gates e Hillary Clinton, respectivamente, e o assessor de Segurança Nacional, James Jones.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host