UOL Notícias Notícias
 
11/08/2010 - 14h06

Hillary espera "solução positiva" de atritos entre Colômbia e Venezuela

Washington, 11 ago (EFE).- A secretária de Estado americana, Hillary Clinton, espera que a reunião desta terça-feira entre os presidentes da Colômbia, Juan Manuel Santos, e da Venezuela, Hugo Chávez, "leve a uma solução positiva" das divergências existentes há tempos entre os dois países.

Hillary fez essas declarações em entrevista coletiva conjunta com o chanceler da Argentina, Héctor Timerman, com quem manteve previamente uma reunião no Departamento de Estado para analisar temas bilaterais e regionais.

A chefe da diplomacia americana apreciou o papel desenvolvido pela Argentina no momento de "encorajar uma solução pacífica entre Colômbia e Venezuela". Segundo ela, os EUA continuarão apoiando esses esforços.

Além disso, ela indicou que os EUA esperam que a reunião entre Santos e Chávez, realizada ontem na cidade caribenha de Santa Marta (Colômbia), na qual os dois presidentes acordaram restabelecer as relações diplomáticas, rompidas por ordem do líder venezuelano em 22 de julho.

"Esperamos que o gesto do presidente Santos e a receptividade do presidente Chávez leve a uma resolução positiva de alguns dos assuntos que têm pendentes há muito tempo", declarou a secretária de Estado.

Por sua vez, Timerman acredita que a reunião entre os dois líderes seja o "início de uma boa relação e o fim de uma ruim".

O chanceler considerou que o encontro entre Chávez e o novo presidente da Colômbia foi uma reunião "muito importante" e destacou o papel do secretário-geral da União de Nações Sul-Americanas (Unasul), Néstor Kirchner, como mediador.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,31
    3,266
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,60
    62.662,48
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host